Notícias /

Saiba tudo o que acontece no MIDA

Reforma Protestante 2016

Por Mila Monteiro 02 Nov 2016

A palavra REFORMA, segundo os dicionários, quer dizer: nova forma; mudança para melhor, melhoramento; nova organização; restauração; reparação, conserto; correção, emenda, revisão.

Houve um tempo em que a Igreja se esqueceu da ordem dada por Deus para guardar os Seus mandamentos, estatutos e juízos, que Ele mesmo deu a Moisés, para que ensinasse o povo.

Os mandamentos dados por Deus foram resumidos por Jesus em apenas dois, como está escrito em Mateus 22:37-39: “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” O primeiro mandamento é amar a Deus acima de todas as coisas. Ele deve ser o centro de tudo na nossa vida. Para Ele devem estar voltados os nossos olhos. E, em um determinado tempo, a Igreja tirou os olhos de Deus e os colocou no homem. Os sacerdotes passaram a se achar mais importantes que Deus e a ensinar que a salvação e o perdão dos pecados poderiam ser comprados com dinheiro, o que na época ficou conhecido como a venda de indulgências. Além disso, o povo não tinha livre acesso à Bíblia.

Exatamente no dia 31 de Outubro de 1517, o monge alemão chamado Martinho Lutero fixou as suas 95 Teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, Alemanha. Tinha início o grande movimento chamado de A Reforma Protestante. Lutero protestava contra a venda de indulgências pela Igreja Católica. Era a venda da salvação que trazia muito ouro aos cofres da Igreja. Usavam inclusive uma frase de marketing que dizia mais ou menos o seguinte: “Quando as suas moedas tilintarem nos cofres da Igreja, a sua alma terá saído do purgatório para o céu.” Esse dinheiro era usado para a construção da Basílica de São Pedro em Roma. Houve uma grande confusão por causa disso, e Lutero foi chamado para se retratar, mas ele não abriu mão de suas convicções. Nasceu ali a Igreja chamada Protestante, da qual eu e você hoje fazemos parte.

Das 95 teses levantadas por Lutero, cinco ficaram conhecidas como As Cinco Solas, os Pilares da Igreja. A palavra “SOLA” quer dizer “SOMENTE”:

1) SOMENTE AS ESCRITURAS;

2) SOMENTE CRISTO;

3) SOMENTE A GRAÇA;

4) SOMENTE A FÉ;

5) SOMENTE A DEUS TODA GLÓRIA.

Em termos práticos, a "nova arquitetura" para a Igreja significa uma restauração a intenção e plano original de Deus. Quando Deus governou Israel como Rei, Ele deu Suas leis para expressar sua visão de um reino para um povo que nunca tinha sido uma nação antes. Deu leis, portanto, descreve uma estrutura social e os valores utilizados para servir como um padrão ou modelo não só para Israel, mas para toda a nação. As leis governam todos os aspectos da sociedade, incluindo a religião, que tem um papel vital e central. Sim, a religião é essencial, mas é apenas uma parte do reino de Deus.

Em nossas Bíblias, a palavra "igreja"; é a tradução de um Novo Testamento grego ekklesia termo que se refere a todas as pessoas “chamadas” ou escolhidas por Deus. Esta palavra não deve ser restrita a religião, uma vez que apenas uma pequena minoria do povo de Deus vivem de tempo integral para o evangélio. A "Igreja"; deveria realmente ser o povo de Deus em todo os lugares que vão sendo realmente "sal e luz";, trazendo com eles o reinado justo de Deus, juntamente com seus dons e sua presença!

E ele deu uns como apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros como pastores e mestres, para o aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguem à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, para um homem maduro, à medida da estatura que pertence à plenitude de Cristo. (Efésios 4: 11-13)

Uma nova Arquitetura para a igreja não significa que ela deixara de ter cultos, células, ofertas, dízimos... Significa um retorno ao propósito de proclamação do reino de Deus em todas as áreas, uma reforma no caráter, é reino de Deus sendo proclamado.

O reino de Deus desempenha um papel vital como o coração em um corpo humano. Ele deve "bombear"; para que pessoas possam ser salvas, curadas, revigorado e equipados - e então você deve bombear na sociedade onde eles encontram a sua vocação e usar seus dons. No reino de Deus, o rei, que é o Senhor da Seara, quer ver no discipulado vidas transformadas. Ele não está à procura da religião que funciona como um fim em si mesmo. Reforma, hoje, significa nova arquitetura para a Igreja!

Uma nova Arquitetura para a igreja não significa que ela deixara de ter cultos, células, ofertas, dízimos... Significa um retorno ao propósito de proclamação do reino de Deus em todas as áreas, uma reforma no caráter, é reino de Deus sendo proclamado.

Vamos celebrar este dia dizendo ao mundo através de palavras e atitudes que Jesus reina e o Senhor de toda Terra.

Feliz dia da reforma!

MIDA - Ministério Internacional da Aliança

Veja Mais

...

Seminário de Família 2017

Invista em sua Família, a celula principal. No ano da Família venha selar a benção de Deus para sua vida e geração.

...

Seminário de Honra 2017

Como falar de honra sem falar de família? E como falar de família sem falar de honra? A Família é a base para aprendermos e praticarmos o princípio da honra.

...

Congresso de Consolidação 2017

Saiba mais sobre como será o nosso congresso de consolidação 2017!